Veja as principais informações para renovao CNH Poupatempo; saiba como funciona o agendamento pelo site do programa e aprenda a reservar um horário para ser atendido (a)


A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento obrigatório para todo cidadão que estiver conduzindo um veículo em via pública.

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as regras do DETRAN (Departamento de Trânsito), a aprovação no exame de condução garante a emissão de uma Permissão para Dirigir, espécie de Carteira Provisória, válida por 1 ano.

Ao fim desse período, a Carteira Nacional de Habilitação definitiva é conferida ao condutor, caso este não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem tenha sido reincidente em infração média.


Validade da CNH

Com a CNH definitiva, a validade está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental.

Este exame é renovável a cada 5 anos, ou 3 anos para condutores acima de 65 anos de idade.

Contudo, há casos de carteiras com validade de 3 anos, para o caso de condutores das categorias C, D e E. A legislação ainda não é totalmente uniforme nesse sentido, devido a mudanças recentes no CTB.

Caso o motorista perca ou tenha a Habilitação furtada dentro do período de validade, também é possível fazer a 2ª via da CNH no Poupatempo.


Prazo para renovar a Habilitação

O prazo para renovar a CNH é de até 30 dias antes do vencimento do documento. Por outro lado, é possível conduzir um veículo com uma CNH vencida em até 30 dias.

Depois desse período, será preciso renovar a carteira, para não incorrer em infração gravíssima com multa e outras penalidades.

É aqui que entra o Poupatempo. Estados como São Paulo ofertam esse serviço no qual é possível agendar com antecedência o procedimento pela internet.

O cidadão pode agendar um horário pelo site (como será mostrado agora) ou fazer agendamento para renovação da CNH no Poupatempo pelo celular.


Cadastro no site do Poupatempo

Para usar o sistema do Poupatempo, que permite o agendamento da renovação da CNH pelo portal do órgão, é preciso fazer um cadastro, informando dados pessoais como CPF, RG, nome, endereço e e-mail.


Agendamento Poupatempo para renovar CNH

É importante lembrar que, para a renovação da CNH, a carteira não pode ter sido suspensa ou cassada. Estando devidamente regularizada a CNH, parte-se para o próximo passo: o agendamento.

Após realizar o pré-cadastro pelo site, o condutor deve selecionar a opção “Renovação”, no menu à esquerda. Depois de preencher o formulário, o local de atendimento deve ser selecionado, conforme a disponibilidade das unidades do Poupatempo.

Recomenda-se que o condutor chegue à unidade escolhida com uma antecedência de no mínimo 15 minutos.

O número do protocolo do agendamento feito pelo solicitante deve ser informado no momento do atendimento.

Lembrando que é necessário ter domicílio no município no qual a CNH está registrada, uma vez que um dos documentos exigidos é o comprovante de residência. Se não for o caso, o condutor deverá solicitar a transferência da CNH.


Exames para renovar CNH no Poupatempo

O próximo passo para o procedimento de renovação é o exame médico, que poderá ser realizado tanto no Poupatempo quanto em alguma clínica credenciada no mesmo município em que a CNH está registrada.

O cidadão precisa ser considerado apto nessa avaliação para conseguir a CNH renovada.


Documentos para renovar CNH no Poupatempo

Os documentos requisitados para a renovação da CNH são os seguintes:

  • CNH original e cópia simples, que pode ser substituída por (em casos de perda, furto e documento recolhido):
    • RG original e cópia simples, que pode ser substituído por:
      • Documentos de identidade militar emitidos pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica);
      • Documentos de identificação funcional emitidos pelas polícias federal e estaduais;
      • Documentos de identidade de conselhos ou ordens de classe, com foto;
      • Passaporte;
      • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
    • CPF original e cópia simples, que pode ser substituído por:
  • Documento próprio da Receita Federal, como o comprovante de situação cadastral, que pode ser obtido na página da Receita Federal do Brasil na internet;
  • Número do CPF que consta no RG.
  • Comprovante de endereço, nos casos em que houve mudança no endereço cadastro no banco de dados do DETRAN.

Taxas para renovar CNH no Poupatempo

O solicitante deverá pagar algumas taxas no Poupatempo, tanto para renovar a CNH quanto para realizar o exame de aptidão física e mental. Veja todas as taxas aqui.


Formas de pagamento das taxas no Poupatempo

A primeira taxa mencionada pode ser paga no Poupatempo por cartão de débito de todos os bancos e por meio de dinheiro em espécie. Já a segunda taxa poderá ser paga somente por cartão de débito do Banco do Brasil e dinheiro em espécie.


Como cancelar o agendamento da CNH no Poupatempo

Todo agendamento no Poupatempo, independentemente de qual for o procedimento agendado, pode e deve ser cancelado na eventualidade de o solicitante não poder comparecer na data e no horário marcados, suspendendo o procedimento.

Além de liberar o horário para algum outro cidadão, você deixa de incorrer na suspensão da possibilidade de agendamento pela internet. A suspensão ocorre quando o cidadão marca o horário e não comparece em 3 vezes seguidas.

Quando isso ocorre, só se poderá fazer o agendamento de forma presencial, o que não é nada prático, já que o cidadão terá que ir para o determinado órgão 2 vezes, uma delas só para marcar o procedimento.

O cancelamento pode ser feito pela mesma via em que foi realizado o agendamento. Lembrando que não há atendimento pelo telefone do Poupatempo.

Agendamento para renovação de CNH pelo site do Poupatempo
5 (100%) 1 vote