Veja as instruções para fazer o Poupatempo Agendamento RG; consulte também as taxas e os documentos necessários


A emissão da Carteira de Identidade (RG), seja na primeira ou na segunda via, é o serviço mais requisitado no Poupatempo.

Isso pode ser visto pela quantidade de mensagens trocadas sobre o tema no sistema Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo de São Paulo. Vale reforçar que não é mais possível fazer agendamento de RG por telefone.

No entanto, também existe a possibilidade de fazer o agendamento do RG pelo celular.

De qualquer modo, para emitir ou reemitir esse documento, existem algumas condições que devem ser cumpridas. Veja a partir de agora.


1ª via de RG no Poupatempo

No caso de primeira via, para brasileiros natos ou naturalizados e maiores de 18 anos, é necessário fornecer o número do protocolo de agendamento na hora do atendimento, bem como disponibilizar os documentos pertinentes em bom estado de conservação.

Vale lembrar que não é necessário levar fotografia, pois esta será tirada de maneira digital.

Cidadãos com título de igualdade deverão ser maiores de 18 anos, ao passo que os brasileiros natos ou naturalizados menores de idade deverão estar acompanhados pelo responsável legal.


2ª via de RG no Poupatempo

No caso de segunda via, também não será necessário levar fotografia, que será tirada no atendimento.

Caso o último RG tiver sido emitido depois de 2014, a fotografia, a assinatura e a digital biométrica são reutilizadas.

A depender do motivo da solicitação da segunda via, serão necessários documentos e ações específicas: Boletim de Ocorrência para o caso de furto ou roubo e informação da perda do documento para o seu respectivo bloqueio.

Para ter acesso a qualquer um desses serviços, é preciso agendar um horário pela internet com antecedência, através do Portal do Poupatempo, do aplicativo SP Serviços, do robô virtual Poupinha ou ainda de um Totem de Autoatendimento.


Como fazer cadastro no site do Poupatempo

O cadastro no Portal do Poupatempo pode ser feito de maneira simples e rápida. Assim, o cidadão terá acesso ao agendamento dos serviços solicitados. No cadastro, deverão ser informados alguns dados pessoais, tais como CPF, RG, endereço, telefone e e-mail.


Agendamento Poupatempo para RG: como fazer

Para agendar o serviço, o solicitante deverá acessar a parte “Agendamento” do site do Poupatempo (https://www.poupatempo.sp.gov.br/), fornecendo o CPF, RG, e-mail ou telefone como login e a senha criada no ato do cadastro.

Em seguida, deve-se selecionar a data e o local desejados, o que varia conforme a disponibilidade das unidades do Poupatempo, presentes na maioria dos municípios paulistas.


Documentos para fazer RG no Poupatempo

A documentação necessária para a emissão do documento varia conforme a modalidade de serviço selecionada.

No caso de primeira via para maior de 18 anos, os documentos necessários são:

  • CPF, documento original (opcional), pode ser substituído por Declaração impressa do site da Receita Federal;
  • CNH, original e cópia simples;
  • CTPS, original e cópia simples;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, original e cópia simples ou cópia autenticada e cópia simples;
  • Certificado de Reservista, original e cópia simples;
  • Título Eleitoral, original e cópia simples.

No caso de primeira via para menor de 18 anos, os documentos necessários são:

  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento do menor, original e cópia simples ou cópia autenticada e cópia simples;
  • Autorização em 1 via por parte do responsável legal;
  • Documento de Identificação do responsável legal (pode ser RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.), original ou cópia simples/autenticada;
  • Termo de Guarda ou Tutela (somente nos casos de menor sob guarda ou tutela), original e cópia simples.

No caso de segunda via para maior de 18 anos, os documentos necessários são:

  • Carteira de Identidade (RG), cópia simples de documento antigo (opcional);
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, original e cópia simples ou cópia autenticada e cópia simples.

Por fim, os documentos necessários no caso de segunda via para menor de 18 anos são:

  • Os mesmos documentos informados acima;
  • Autorização em 1 via por parte do responsável legal;
  • Documento de Identificação do responsável legal (pode ser RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.), original ou cópia simples/autenticada;
  • Termo de Guarda ou Tutela (somente nos casos de menor sob guarda ou tutela), original e cópia simples.

Taxas para fazer RG no Poupatempo

Para finalizar o processo de agendamento, e antes de prosseguir para a unidade física do Poupatempo, é preciso pagar uma taxa. Se preferir, você também pode deixar para pagar no dia do atendimento. Veja os valores aqui.


Formas de pagamento RG Poupatempo

A taxa de serviço básica pode ser paga por internet banking (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) e boleto bancário, que pode ser pago em qualquer banco.

Nos postos de atendimento fixos do Poupatempo, as formas de pagamento aceitas são cartão de débito e dinheiro. Nos postos móveis, cartão de débito e boleto bancário.

Caso o solicitante opte pelo envio opcional pelos Correios, essa taxa poderá ser paga por cartão de débito do Banco do Brasil e boleto bancário. Há casos de isenção para essa taxa, como cidadãos que se declararem pobres, desempregados há mais de 3 meses etc.


Como cancelar o agendamento de RG no Poupatempo

É importante cancelar o agendamento caso não consiga comparecer no Poupatempo na data agendada.

Não só para ceder o horário para outro cidadão, mas também para evitar a suspensão do direito de fazer agendamentos de serviços burocráticos online, o que acontece quando se agenda e não se comparece 3 vezes consecutivas.

O agendamento pode ser cancelado da mesma forma como foi feito, ou seja, pelo Portal do Poupatempo, na área especial para quem tem cadastro no site. Não é possível cancelar pelo telefone do Poupatempo, uma vez que o serviço foi desativado.

Poupatempo Agendamento RG
5 (100%) 1 vote