Saiba como fazer o Poupatempo Agendamento RG pelo celular; veja como utilizar o aplicativo SP Serviços e saiba os documentos necessários para fazer a Carteira de Identidade

ATENÇÃO: consultar a disponibilidade do serviço pelo site oficial ou pelo aplicativo do Poupatempo


O Poupatempo é um programa que visa tornar o atendimento ao público mais simples e rápido.

Através dele é possível, entre outros serviços, fazer a primeira e segunda via do RG. Para isso, é preciso que o cidadão seja brasileiro, estrangeiro naturalizado ou português com título de igualdade.

Esse documento pode ser retirado por pessoas de qualquer idade. Entretanto, primeiramente é preciso marcar o dia e hora que deseja ser atendido, seja para renovar a CNH Poupatempo pelo site ou pelo app “SP Serviços”, como vamos demonstrar adiante.


Aplicativo SP Serviços para agendar RG no Poupatempo

O aplicativo torna muito mais fácil e prático fazer o agendamento. Mas antes de poder utiliza-lo o usuário deve baixa-lo em seu aparelho celular e fazer o cadastro.

A partir daí o usuário terá acesso a todos os serviços que ali estão disponibilizados.

Em todas as unidades do Poupatempo, encontra-se o responsável por emitir esse documento o Instituto de Identificação (IIRGD).

Por esse motivo, é possível fazer a emissão primeira e da segunda via do RG tanto para quem ainda não tem 18 anos quanto para quem já completou essa idade.


Como fazer cadastro no app SP Serviços

Para que o cadastro seja feito pelo aplicativo é preciso instala-lo no aparelho celular. O app “SP Serviços” está disponível para as plataformas Android e iOS.

Após a instalação é necessário se cadastrar para usufruir de todos os serviços ali disponibilizados.

Para isso, somente é necessário clicar em “Quero me Cadastrar” e preencher corretamente todas as informações solicitadas.


Agendamento de RG no Poupatempo pelo app SP Serviços

Através do aplicativo é possível agendar um horário para o atendimento de 1ª ou 2ª via de RG.

Ao abrir o app “SP Serviços” o usuário deve inserir seu login e senha, clicar em “Agendamento” e na opção “Novo Agendamento”.

Todas as opções de serviço irão aparecer, entre elas, a de fazer RG. Basta escolher essa opção e selecionar o tipo de serviço: primeira ou segunda via.

Após essa etapa o usuário poderá escolher qual a data e unidade que deseja ser atendido.

Ao clicar em “Local” o app indicará a unidade que está mais próxima da sua localização ou a que é mais frequentada pelo usuário. Também será mostrada uma lista contendo todos os postos do Poupatempo da cidade.

Entretanto, se o usuário preferir utilizar o CEP da região esta opção também está disponível. Para isso será necessário clicar em “Mapa” para que a localização atual do usuário seja mostrada bem como das unidades próximas.

Quando escolher a unidade que prefere ser atendido, o app disponibilizará as datas que o atendimento pode ser realizado.

Após escolher a data, os horários livres serão mostrados para que o usuário também escolha a hora do seu atendimento. Feito isso, o agendamento deve ser confirmado.

Esse compromisso será incluído automaticamente na agenda pessoal do usuário para que ele não esqueça.


Documentos para fazer o RG no Poupatempo

Para fazer o RG no Poupatempo é necessário levar alguns documentos no dia do atendimento.

Os menores de idade que pretendem fazer o RG pela primeira vez deve levar consigo:

  • Cópia e original da certidão de nascimento
  • Foto 3×4

Já os interessados em retirar a segunda via deste documento precisam levar:

  • Cópia e original da certidão de casamento ou nascimento
  • Cópia simples e original da Carteira Nacional de Habilitação
  • CPF original
  • Cópia simples e original da Carteira de Trabalho
  • Cópia simples e original da certidão de reservista para os homens
  • Cópia simples e original do título de eleitor

Taxas para fazer RG no Poupatempo

Através do atendimento no Poupatempo é possível tirar tanto a primeira quanto a segunda via da carteira de identidade.

Para quem fizer a primeira via deste documento, não será necessário pagar taxa. Mas quem fizer a segunda via precisará arcar com o valor do serviço.

Quem optar por receber o RG pelos Correios terá de pagar uma taxa referente à entrega. Para saber os valores das taxas clique aqui.

A taxa pode ser paga antecipadamente no boleto bancário ou débito ou pessoalmente no ato do atendimento no Poupatempo.


Como funciona o pagamento pelo RG no Poupatempo

Uma das opções disponíveis para pagar a taxa é utilizar o internet banking. Nesse caso, apenas os clientes dos bancos Itaú, Santander, Bradesco ou Banco do Brasil podem utilizar essa opção.

Outra opção de pagamento para quem faz o agendamento pelo portal do Poupatempo é por meio de boleto bancário que pode ser pago em qualquer banco.

Também é possível fazer o pagamento em dinheiro quando for atendido no Poupatempo ou através do cartão de débito de qualquer banco.


Como cancelar o agendamento pelo app SP Serviços

Se após ter feito o agendamento, o usuário percebeu que não poderá comparecer no dia e horário marcados à unidade do Poupatempo, ele deve cancelar o agendamento. Essa ação pode ser feita no próprio app “SP Serviços”.

Nesse caso, o cidadão terá de acessar o app e inserir seu CPF e senha. Na opção “Meus Agendamentos”, é necessário selecionar o agendamento cujo comparecimento não será possível.

Nele há a opção “Excluir Agendamento” logo abaixo da opção “Para este agendamento levar”.

Basta clicar para excluir e, em seguida, confirmar o cancelamento.