Saiba como funcionam todos os trâmites para fazer o Poupatempo Agendamento 2 via CNH; veja também os documentos necessários e como fazer o pagamento

ATENÇÃO: consultar a disponibilidade do serviço pelo site oficial ou pelo aplicativo do Poupatempo


Hoje em dia, para se agendar serviços burocráticos no Estado de São Paulo, como a emissão de renovação de documentos, como a 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação, há o sistema Poupatempo, uma plataforma que torna o agendamento rápido, ágil e fácil, acessível a qualquer cidadão com acesso à internet.

A CNH, como se sabe, é o documento de porte obrigatório para todo condutor de veículo em via pública.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a aprovação no exame de condução, teórico e prático, assegura a emissão da Permissão para Dirigir, um documento que funciona como uma Carteira de Motorista Provisória, por ser válido por apenas 1 ano.

Ao fim desse ano, a CNH definitiva será enviada ao condutor pelo correio, se ele não tiver cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ter sido reincidente em infração média durante esse ínterim.


Validade CNH

A validade da CNH definitiva está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental, que é renovável a cada 5 ou 3 anos (no caso de condutores acima de 65 anos de idade).

Existem carteiras com exames de vigência fixados obrigatoriamente em 3 anos, nas categorias C, D e E.

O prazo para renovar a CNH é a partir de 30 dias antes do vencimento do documento. É lícito conduzir um veículo portando uma CNH vencida em no máximo 30 dias.

Findado esse prazo de tolerância, o documento deverá ser renovado, sob pena de incorrer em multa gravíssima e outras sanções, caso seja pego pela autoridade de trânsito sem o documento em dia.

Assim como a segunda via, o condutor também pode renovar CNH no Poupatempo.


Como fazer cadastro no site do Poupatempo

Para fazer uso do sistema do Poupatempo, seja pelo Portal do serviço, seja pelo aplicativo SP Serviços, seja ainda pelo assistente virtual Poupinha, é preciso fazer um cadastro, fornecendo dados pessoais como CPF, RG, nome, endereço, telefone e e-mail.


Como fazer agendamento para 2ª via da CNH pelo site do Poupatempo

É importante lembrar que, para a renovação da CNH, a carteira não pode ter sido suspensa ou cassado. Estando devidamente regularizada a CNH, parte-se para o próximo passo: o agendamento.

Após realizar o pré-cadastro pelo site, o condutor deve selecionar a opção “CNH” e, depois, “Segunda via”.

Depois de selecionar o município da residência e o do registro da CNH do habilitado, o solicitante deve prosseguir para a opção “Agendar serviço”, fazendo login no site com os dados do pré-cadastro.

Recomenda-se que o condutor chegue à unidade escolhida com uma antecedência de no mínimo 15 minutos.

O número do protocolo do agendamento feito pelo solicitante deve ser informado no momento do atendimento.

Lembrando que é necessário ter domicílio no município no qual a CNH está registrada, uma vez que um dos documentos exigidos é o comprovante de residência. Se não for o caso, o condutor deverá solicitar a transferência da CNH.


Documentos para fazer a 2ª via da CNH no Poupatempo

Caso o solicitante seja o próprio habilitado, os documentos exigidos são os seguintes:

  • CNH original, que pode ser substituída por original do RG ou CPF;
  • Comprovante de endereço, nos casos em que houve mudança no endereço cadastrado no DETRAN;
  • Comprovante de pagamento original.

Por outro lado, se o solicitante for um procurador do habilitado, os documentos são os seguintes:

  • Os mesmos documentos do habilitado mencionados anteriormente;
  • Documento de identificação pessoal do procurador (pode ser RG, CNH, PPD, Passaporte, CTPS, documento de identidade de conselho ou ordem de classe etc.), original e cópia simples;
  • Procuração original, por instrumento público (em vigência) ou particular (com firma reconhecida em cartório, emitida nos últimos 3 meses), sendo que não há a exigência de reconhecimento de firma se a procuração for passada a advogado.

Taxas para fazer 2ª via da CNH no Poupatempo

O solicitante deverá pagar algumas taxas no Poupatempo, tanto para renovar a CNH quanto para realizar o exame de aptidão física e mental. Veja todas as taxas aqui.


Pagamento das taxas para 2ª via da CNH no Poupatempo

A primeira taxa mencionada pode ser paga no Poupatempo por cartão de débito de todos os bancos e por meio de dinheiro em espécie. Já a segunda taxa poderá ser paga somente por cartão de débito do Banco do Brasil e dinheiro em espécie.


Como cancelar o agendamento para 2ª via da CNH no Poupatempo

Caso o cidadão não consiga comparecer na hora agendada no Poupatempo, é importante que cancele o seu agendamento. Não só para deixar o horário livre para outra pessoa, mas também para não ter o serviço de agendamento suspenso. Isso ocorrerá caso o cidadão agende o serviço e não compareça na unidade 3 vezes.

O cancelamento pode ser feito da mesma maneira como foi feito o agendamento, ou seja, pelo site oficial do programa. No caso do primeiro, o agendamento poderá ser cancelado no site do Poupatempo, mediante login com e-mail/CPF/RG/telefone e senha.